Os Jogos Estudantis da Rede Pública – JERP, começou oficialmente no dia 03 de abril de 2019, e durará até final de novembro de 2019.
Os Jogos Estudantis da Rede Pública – JERP que completa 10 anos, é considerado um projeto estratégico pela Secretaria da Educação do Estado que fortalece e promove o fomento da cultura corporal no currículo da Educação Básica, em consonância com os compromissos do programa Educar para Transformar: um Pacto pela Educação. O Projeto tem a função de fortalecer a ação educativa na Escola, tendo como fundamento a cultura corporal que deve fundamentar o currículo, por meio de práticas docentes e do assessoramento pedagógico.
Organizado pela Secretaria da Educação da Bahia, por meio de cada um dos 27 Núcleos Territoriais de Educação do Estado (NTE), envolve, anualmente, estudantes e professores de escolas das redes públicas federais, estaduais e municipais da maioria dos municípios baianos.
Os jogos estudantis são realizados em parceria com a Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (SETRE), por meio da Superintendência dos Desportos (SUDESB).
O JERP além de envolver diferentes modalidades como basquete, vôlei, futebol e xadrez, os jogos incluem modalidades inovadoras, que possuem referências nos territórios e que são sugeridas por cada NTE ou unidade escolar, a exemplo da argolinha, da natação no rio e do samba de roda, que têm uma expressão cultural sem necessariamente ter uma expressão competitiva. Estes eventos acontecem nas etapas escolares, municipais, polos, territoriais, zonal, regional e nacional.
Cronograma
O JERP–Jogos Estudantis da Rede Pública serão realizados em 5 (cinco) etapas pela SEC/CFE, da Etapa 1 - Escolar até a Etapa 5 - Zonal. A partir daí a SETRE através da Sudesb passará a realizar o JEJ-Jogos Escolares da Juventude, compreendendo a Etapa 6 – Estadual, além de conduzir as Delegações da Bahia para a Etapa 7 – Regional Nordeste e Etapa 8 – Nacional, realizadas pelo COB-Comitê Olímpico Brasileiro.
Etapa 1 – Jogos nas Unidades Escolares – realizados até 20 de abril, pelas unidades escolares, por meio de projeto didático-pedagógico que mobilize os estudantes em experiências que tratem de conhecimentos da cultura corporal, preferencialmente dentro das aulas de Educação Física e/ou articulada com outra (s) disciplina (s). O cumprimento dessa etapa é indispensável, pois habilita a unidade escolar para participar das etapas seguintes dos JERP. Essa ação deverá ser registrada em ficha própria, ver anexo 2, e apresentada na inscrição.
Etapa 2 – Jogos nos Municípios- realizados no período de 21 de abril a 19 de maio, envolvendo as unidades escolares em cada um dos municípios.
Etapa 3 – Jogos nos Polos Municipais – realizados no período de 20 de maio a 09 de junho, envolvendo as unidades escolares em “Polos” (grupos de municípios).
Etapa 4.1 – Jogos Territoriais (NTE) – realizados no período de 10 a 30 de junho, em cada um dos 26 Núcleos Territoriais de Educação (NTE) do Interior do Estado, em suas respectivas sedes, envolvendo os estudantes classificados de cada “Polo”.
Etapa 4.2 – Jogos Territoriais (NTE 26) – realizados de 20 de maio a 30 de junho envolvendo as unidades escolares classificadas em cada Polo de Competição dos municípios da Região Metropolitana de Salvador.
Etapa 5 – Jogos Zonais – realizados, através da Unificação JERP/JEJ (Jogos Estudantis da Rede Pública e Jogos Escolares da Juventude) no período de 01 a 14 de julho, nas sedes escolhidas por cada Grupo NTE, obedecendo ao Regulamento Geral dos Jogos Escolares da Juventude – JEJ 2019.
Etapa 6 – Jogos do Estado da Bahia – JESB realizados em Salvador pela Sudesb, obedecendo a Unificação JERP/JEJ, no período de 02 a 04 de agosto para as Modalidades Coletivas e em 23 e 24 de agosto para as Modalidades Individuais, envolvendo as equipes classificadas de cada Zonal para escolha dos representantes do Estado na Etapa Nacional dos Jogos Escolares da Juventude (JEJ).
Etapa 07 – Regional Nordeste – Será realizada no período de 11 a 15 de setembro, ainda sem local definido.
Etapa 08 – Nacional – Será realizada no período de 11 a 24 de novembro também ainda sem local definido.
As Modalidades e Experiências Inovadoras
EXPERIÊNCIAS COMUNS – são constituídas de modalidades tradicionalmente presentes nos Jogos, com adaptações em suas regras, para melhor a tender aos princípios e objetivos dos Jogos Estudantis: Nas modalidades coletivas: Basquetebol, Futsal, Futebol de Campo, Handebol, Rugby e Voleibol; Festival de Atletismo, Festival de Ginástica Rítmica, Festival de Xadrez, Festival de Capoeira, Festival de Judô, Badminton, Ciclismo, Luta Olímpica, Natação, Tênis de mesa e Vôlei de Areia.
EXPERIÊNCIAS INOVADORAS – consistem na realização de propostas de experiências de superação de problemáticas que têm envolvido o esporte escolar e outros conhecimentos da cultura corporal, inovando com práticas pedagógicas que contemplem a diversidade, a questão de gênero, as especificidades do Território de Identidade, o estudante com necessidades educacionais especiais, dentre outras. Portanto, jogos abertos às experiências regionais, considerando professor e educando como participantes da constante recriação da proposta.
Comentários
Postar um comentário