Coronavírus Muda Rotina das Federações Esportivas da Bahia



Após anunciou do prefeito ACM Neto na segunda-feira (16/03) sobre funcionamento de algumas instituições por causa do coronavírus, federações esportivas divulgam notas de suspensão e adiamento de suas atividades.

Segundo ACM Neto, os donos dos estabelecimentos que descumprirem o decreto podem ser multados ou terem o alvará de funcionamento cassado. O fechamento das academias por 15 dias, a partir de quarta (18), assim como parques públicos por tempo indeterminado.

No decreto, a prefeitura também decidiu pela suspensão de férias e licenças de profissionais da saúde, Guarda Municipal, Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza (Sempes) e Defesa Civil (Codesal) para ficarem de prontidão para atender a população. Outras áreas municipais podem ser suspensas, caso o órgão entenda necessário.

Segundo o site da Sesab, “de janeiro até às 15h deste sábado (21/03), a Bahia registrou 1.644 casos notificados com suspeita clínica de infecção pelo novo coronavírus. Destes, 41 foram confirmados, 535 foram descartados e 1.068 aguardam análise laboratorial.

O diagnóstico do coronavírus é feito com a coleta de materiais respiratórios (aspiração de vias aéreas ou indução de escarro). Na suspeita de coronavírus, é necessária a coleta de uma amostra que será encaminhada para o Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen-BA).

As Federações

Dentre as entidades esportivas, estão as Federações de Futebol, Judô, Atletismo, Xadrez, Febaju, Baleado, Handebol, Atletismo, Ciclismo e vários outros decretaram suspensão ou adiamento de suas atividades e competições.

Comentários