Competições Virtuais em Período de Isolamento Social



Com a pandemia do coronavírus anunciada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), todas as competições esportivas foram canceladas por causa do isolamento social. Medida adotada para conter a proliferação do vírus.

Com isso, algumas entidades tiveram a ideia de realizar algumas competições virtuais. Que é o caso da CBDU e FCEFD.

Esporte eletrônico, ciberesporte ou E-sports, são alguns dos termos usados para as competições organizadas de jogos eletrônicos, especialmente entre os profissionais. Outra forma de competição virtual é a realidade virtual que além de divertir pode ajudar os atletas no aperfeiçoamento de técnica ou até na recuperação de algum trauma sofrido.

O circuito de corridas também não foi exceção e, para manter o interesse pelas competições e as “mãos no volante”, os pilotos e organizadores encontraram uma solução temporária: profissionais da Pro NASCAR, IMSA Sportscar Championship e Australian Supercars vão se enfrentar em pistas do simulador iRacing. A maioria dos pilotos da IMSA já usa o iRacing (simulador de corrida) ou outros simuladores regularmente, para aprimorar suas habilidades e se preparar para as próximas corridas. Então os organizadores tiveram a ideia, que será usado durante o período de isolamento social, da criação da série de convites eNASCAR iRacing Pro. “A série de corridas de exibição começou domingo, 22 de março, com uma corrida no virtual Homestead-Miami Speedway. O evento atraiu quase um milhão de telespectadores (903.000), tornando-se a transmissão mais assistida na FS1 desde 12 de março, quando a maioria dos esportes ao vivo foi interrompida em resposta à pandemia. Foi também o programa de TV e-sports mais bem avaliado da história.”


Nesse mundo tecnológico opções é que não falta para se criar uma competição. Basta ser criativo, que aqui para nós os brasileiros são, e muito. Exemplo disso são os diversos desafios criados pelas redes sociais.

Simuladores de Esportes

“Os simuladores de esportes são cruciais para o aprimoramento da performance dos atletas em todos os níveis, mas também para revelar o desportista que há em cada um de nós e para indicar de forma acertada qual esporte escolher e qual é o nosso talento.”

“Os simuladores de esportes com sensores de movimento podem imitar as ações e características de muitas disciplinas com bastante realismo. Produtos como o Microsoft Kinect, Sony Move e Nintendo Wii Plus possibilitaram a milhões de jogadores apurar suas habilidades em esportes como golfe ou esqui de descida livre em alta velocidade, ou praticar ginástica de alta intensidade e fazer aulas de dança.” Temos ainda os simuladores de moto, de corrida, de ciclismo, de surfe.


Seguindo a evolução tecnológica, a nova tendência dos esportistas são os dispositivos moveis que nos ajuda a melhorar nossa performance e melhora nossa saúde. “Com os atuais avanços nos smartphones, tablets, smartwatches e pulseiras de fitness, todo mundo pode monitorar a sua performance nos esportes e adequar o corpo para alcançar metas de perfeição física. Existem smartphones e smartwatches que calculam a distância corrida, examinam os movimentos em uma sessão de artes marciais e contam exercícios de abdominal “crunch” e de levantamento de peso na academia.”

Os simuladores virtuais é um recurso muito usado por atletas de alto nível. Exemplo disso é o simulador ”Zwift que é um jogo multiplayer online para ciclistas, que permite apenas divertir-se pedalando por diversos cenários, mas que também pode ser uma ótima ferramenta para treinamento. Seu sistema é capaz de detectar os sinais emitidos por medidores de potência, sensores de velocidade, cadência e batimento cardíaco para transferir essas informações para um personagem online (avatar) que se movimenta através de um mundo virtual enquanto você pedala.

Para jogar, basta possuir uma bicicleta, um rolo de treino e um sensor de velocidade padrão ANT+, ou um medidor de potência ou um rolo de treino smart. Alguns dispositivos que utilizam o protocolo Bluetooth funcionam com o jogo, porém não são todos ainda. Embora esta definição esteja correta, ela deixa muito a desejar quando queremos realmente explicar do que se trata este "jogo" que não para de ganhar popularidade ao redor do mundo.”


 “O rápido avanço dessa tecnologia está mostrando algo que até pouco tempo atrás era coisa de filmes de ficção científica ou que só podia ser lido em livros com histórias passadas em um futuro distante.”

Competições Virtuais

Na cidade de Palmas caratecas participaram de uma competição virtual de karate na modalidade kata. Onde os movimentos foram gravados em vídeo pelos atletas e enviados para os cinco árbitros, que avaliaram o desempenho de cada lutador na execução das posições. Com a possibilidade de rever os movimentos através do vídeo, processo fica muito mais criterioso e livre de enganos na hora de aplicar a nota final. a média das notas técnicas e físicas saem diretamente no WhatsApp do atleta, o que facilita a visualização das médias. Nesta competição foi incluído a desclassificação do atleta caso alguma parte do corpo não apareça no vídeo durante a execução do kata. O professor de karatê Adller Parente foi quem trouxe para Palmas a experiência de um campeonato nacional via vídeo pouco antes do início da pandemia.

Foto Reprodução/TV Anhanguera

A CBDU realizou no início do mês de abril duas competições não oficiais de e-Sports universitário totalmente online. O primeiro foi o LoL com mais de 100 inscritos na competição. Porém, para a primeira etapa do desafio, na modalidade LoL, foram selecionadas 16 equipes (as 16 primeiras inscritas). O segundo evento online foi do FIFA, que reuniu 128 jogares.

A competição, da modalidade League of Legends (LoL) e FIFA faz parte da #quarentenacbdu, que propõe e incentiva diversas atividades para fazer em casa durante a quarentena.

"A competição não é classificada como oficial e por isso não contou pontos para o JUBs propriamente dito ou para pontuação do Troféu Eficiência – modalidade de premiação das Federações Universitárias Estaduais (FUES)."



As transmissões foram realizadas ao vivo no canal do YouTube da CBDU. Dessa forma, o desafio proposto foi extra competição e visou fomentar o desporto universitário.

Esta competição não é novidade para os atletas universitários. O LoL e o FIFA estão presentes no JUBs há 4 anos.

Confira outros eventos e-sports que aconteceu ou acontecerão nesse período de isolamento social.


  • Copa Nordeste de Futebol Digital que acontecerá no dia 18 de abril e é promovido pela FCEFD.
  • TRI VIRTUAL RACE, a prova virtual da Febatri! A prova será baseada em tempo e não em distâncias. Em cada modalidade, o atleta terá um determinado tempo (10, 15 ou 20 min) e percorrerá uma determinada distância. Entre cada modalidade, haverá um tempo de transição, entre 5 a 10 min. Para que o atleta possa ir para o local da execução da modalidade. A cada etapa, o atleta que percorrer a menor distância, ganhará 1 ponto e o que fizer a maior distância, ganhará a quantidade de pontos de acordo com a quantidade de atletas, ex.: (Total de 20 atletas = 20 pontos). O segundo colocado, ganhará 20-1=19 pontos e assim por diante. O campeão será aquele atleta que fizer maior quantidade de pontos ao final da prova. A prova terá largada simultânea e terá como validação os seguintes: 1 - Validação eletrônica: dispositivos de grupos, softwares; 2 - Validação ótica: a execução terá o vídeo ao vivo dos atletas, através de smartphone ou computador, onde os atletas e o público poderão acompanhá-los, assim como também a arbitragem; 3 - A depender da quantidade, teremos largadas em ondas com grupos pequenos; 4 - As provas realizadas serão de Triathlon, Aquathlon e Duathlon; 5 - A inscrição será gratuita e limitada; 6 - Cada modalidade terá suas respectivas orientações e categorias, definindo a compatibilidade de realização. Por exemplo: quem for correr em escada, ficará na categoria corrida-escada. Quem optar por correr em casa, terá a categoria corrida-casa. Para cada modalidade, haverá suas respectivas categorias e orientações, para ser o mais justo possível.
  • A Federação Baiana de Xadrez também foi outra a criar uma competição online chamado de 1ª Etapa do Circuito Quaretema FBX.
  • eNASCAR iRacing Pro serão realizadas semana a semana, e o cronograma virtual de corrida geralmente deve refletir o que teria sido o cronograma da NASCAR Cup Series até 3 de maio.


E aí, o que seu esporte, federação, clube ou associação estar criando ou fazendo nesse período de quarentena? 


Fonte: Pirelli, JC Tocantis, CBDU, FebaTri, Sporting News, Pedal

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