O termo esporte vem do século XIV, mas recebeu várias
interpretações em alguns países ao longo dos anos. Os esportes sistematizados e
organizado como conhecemos atualmente, teve sua origem entre os séculos XVIII e
XIX na Europa, pelo surgimento do capitalismo e da Industrialização. A partir
desta época os jogos esportivos começava a sair do lazer e ser voltado mais
para o resultado, surgindo assim a criação de ligas e outras entidades para
controlar as competições atléticas, além da construção de regras.
A influência do esporte na vida das pessoas pode trazer
diversos benefícios, incluindo a de transformação sócio-cultural.
Para Tubino (2006), o esporte é um “Fenômeno sócio-cultural,
cuja prática é considerada direito de todos, e que tem no jogo o seu vínculo
cultural e na competição o seu elemento essencial, o que deve contribuir para a
formação e aproximação dos seres humanos ao reforçar o desenvolvimento de
valores como a moral, a ética, a solidariedade, a fraternidade e a cooperação,
o que pode torná-lo num dos meios mais eficazes para a comunidade humana”.
O principal dispositivo que regula o esporte na Constituição
Federal é o Artigo 217, que diz: “é dever do Estado fomentar práticas
desportivas formais e não formais, como direito de cada um, observados:
I - a autonomia das
entidades desportivas dirigentes e associações, quanto a sua organização e
funcionamento;
II - a destinação de recursos
públicos para a promoção prioritária do desporto educacional e, em casos
específicos, para a do desporto de alto rendimento;
III - o tratamento diferenciado
para o desporto profissional e o não profissional;
IV - a proteção e o incentivo às
manifestações desportivas de criação nacional.
§ 1º O
Poder Judiciário só admitirá ações relativas à disciplina e às competições
desportivas após esgotarem-se as instâncias da justiça desportiva, regulada em
lei.
§ 2º A
justiça desportiva terá o prazo máximo de sessenta dias, contados da
instauração do processo, para proferir decisão final.
§ 3º O
poder público incentivará o lazer, como forma de promoção social.
Os Tipos de esporte
É diferenciado de acordo com a forma, desenvolvimento e o objetivo
de cada esporte. Cada esporte possui um conjunto de regras e pode ser disputada
individualmente ou coletivamente.
Os tipos de esportes podem ser classificados como:
Esporte de invasão
– tem como objetivo atacar o campo adversário. Esta é a meta principal, a outra
é defender sua área.
Essa meta, em geral, deve ser alcançada por uma bola ou
objeto semelhante. O ponto é marcado quando se atinge o gol, a cesta, o
touchdown. Ex.: Basquete, Futebol Americano, futebol, handebol.
Esporte de marca
- são aqueles em que os competidores disputam através da comparação entre suas
marcas ou índices. Que pode ser mensurado através de metragem, tempo ou quilos.
Nas corridas, por exemplo, vence quem realizar o percurso no menor tempo
possível. Ex.: Natação, Atletismo, Triatlo, Canoagem.
Esporte de precisão
– tem como objetivo atingir com um objeto algum tipo de alvo estático ou em
movimento. O objeto que deve acertar o alvo pode ser projetado de diferentes
maneiras dependendo da modalidade. A pontaria é a capacidade mais importante
nesses esportes. ex.: Tiro, Tiro com arco, Boliche, golfe.
Esportes de rede dividida
ou parede de rebote – no esporte de rede o objetivo geral jogar a bola por
cima de uma rede para o campo adversário, de modo a dificultar a sua devolução.
Alguns esportes de rede permitem que a bola dê um quique no
campo, como o tênis e o padel. Em outras modalidades, se a bola ou o objeto da
disputa tocar o campo de jogo, configura um ponto, como no caso do vôlei.
Já os esportes de parede são aqueles em que os competidores
alternam-se atacando a bola e rebatendo-a contra uma parede de rebote, como no
caso do squash. O ponto ocorre quando um dos jogadores não consegue responder
aos ataques adversários.
Esportes de combate
– são as lutas e as artes marciais. O objetivo é marcar o ponto golpeando,
mobilizando ou levando ao nocaute. E.: Karate, Judô, MMA, Esgrima, Jiujitsu,
Taekwondo, Kendo, boxe.
Esportes de campo e
taco – tem o objetivo de proteger sua base e rebater a bola de forma que a
equipe adversária demore a assumir o seu controle. Ex.: Softbol, Beisebol.
Esportes
técnicos-combinatórios - são aqueles em que atletas cumprem uma rotina de
movimentos e são avaliados por uma banca de juízes que julgam o grau de
dificuldade da execução e a precisão dos movimentos. Ex.: surf, skate, nado
sincronizado, saltos ornamentais, patinação artística, ginástica artística e
rítmica.
As Manifestações Esportivas
De acordo com Tubino (1999), as manifestações esportivas são
classificadas como: Esporte-educação – tem um caráter formativo e “deve ser
desenvolvido na infância e na adolescência, na escola e fora dela, com a
participação de todos, evitando a seletividade e a competição acirrada.” Esta
manifestação baseia-se em princípios educacionais, como participação,
cooperação, integração e responsabilidade.
Esporte-participação
– tem caráter lúdico, no lazer e na utilização construtiva do tempo livre. Esta
manifestação não tem compromisso com regras institucionais ou de qualquer tipo
e ainda propicia uma pratica democrática, permitindo acesso a todos, além de
ser o que mais se aproxima do jogo, pois pode ser praticado por jovens,
adultos, indivíduos da terceira idade, portadores de necessidades especiais,
homens, mulheres, em espaços públicos como forma de lazer, a exemplo de um jogo
de futebol no bairro ou pratica de ginástica ou caminhada feita em grupo ou
individualmente.
Esporte-performance ou
de rendimento – foi a partir do esporte de rendimento que surgiram o
esporte olímpico e o esporte como instrumento político-ideológico. Esta
manifestação esportiva obedece uma rígida regra e código existente para cada
modalidade. É um tipo de esporte institucional que fazem parte ligas, federações
e confederações nacional e internacional.
As modalidades
esportivas
Segundo Tubino (1999) a velocidade dos acontecimentos no
mundo tem possibilitado o aparecimento de novas modalidades esportivas e todas essas
modalidades trouxe transformações sócio-culturais e um novo contexto e dinâmica
ao mundo esportivo. “O esporte tem sua evolução, valores e conquistas atrelados
à sociedade em que se insere.” (MARTINS, 2016)
As modalidades esportivas podem ser praticadas como
esporte-educação, esporte-participação ou esporte-performance. Uma modalidade
esportiva por conta de suas características pode pertencer a mais de uma corrente,
como exemplo, temos a maratona que pertence à corrente olímpica e do esporte de
desafio. Para classificar essas modalidades foram identificadas 08 correntes do
movimento esportivo, segundo Tubino. São eles: esportes olímpicos, são os
esportes que compõe a programação olímpica há muitos anos, por exemplo,
basquete, atletismo, vôlei. Os esportes de tradição não-olímpica, são aqueles
que não têm nas olimpíadas as suas maiores disputas, a exemplo do futebol, do
tênis e do beisebol que desperta mais interesse fora dos jogos Olímpico do que
dentro. As artes marciais, atualmente existem mais atletas nas artes marciais
do que nos esportes de tradição olímpica. E como a maioria dos praticantes não
tem ambições competitivas, faz com que caracterize-se como esporte de
participação. Os esportes de aventura ou de desafio tem como objetivo a busca
por superação, com isso, a cada dia surge novas provas ou desafios com maior
dificuldade e consequentemente a criação de novas modalidades esportivas, a
exemplo da maratona surgindo depois o triatlo. Os esportes de relação com a
natureza são modalidades como surf, windsurfe, escalada, esqui, montanhismo. Os
esportes intelectivos só adquiriram um alcance social após a Carta
Internacional de Educação Física e Desportos de 1979, quando a pratica
tornou-se direito de todos. Com isso, esporte como xadrez passou a ser
entendido como esporte. Os esportes de identidade cultural têm origem na
própria cultura nacional e regional a exemplo do sumô esporte do Japão e
futevôlei esporte do Brasil. E por fim, os esportes de expressão corporal têm
como base a música e os movimentos ritmados, com exemplo temos, os campeonatos de
aeróbica e os campeonatos de dança.
Fontes:
MARTINS, Pollyanna. Sociologia do Esporte. 1ª ed:
Sobral, 2016
https://www.todamateria.com.br/tipos-de-esporte/
TUBINO, Manoel. O que é esporte. Ed. Brasiliense: 1999
JusBrasil
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