O que é esporte?


Quando se pensa em esporte, lembra-se logo de campeonatos, torneio, títulos e torcidas. O esporte pode ser praticado por todos como lazer ou profissionalmente e a competição sempre estará envolvida no contexto. O esporte é dividido em individual e coletivo.

O termo esporte vem do século XIV, mas recebeu várias interpretações em alguns países ao longo dos anos. Os esportes sistematizados e organizado como conhecemos atualmente, teve sua origem entre os séculos XVIII e XIX na Europa, pelo surgimento do capitalismo e da Industrialização. A partir desta época os jogos esportivos começava a sair do lazer e ser voltado mais para o resultado, surgindo assim a criação de ligas e outras entidades para controlar as competições atléticas, além da construção de regras.

A influência do esporte na vida das pessoas pode trazer diversos benefícios, incluindo a de transformação sócio-cultural.

Para Tubino (2006), o esporte é um “Fenômeno sócio-cultural, cuja prática é considerada direito de todos, e que tem no jogo o seu vínculo cultural e na competição o seu elemento essencial, o que deve contribuir para a formação e aproximação dos seres humanos ao reforçar o desenvolvimento de valores como a moral, a ética, a solidariedade, a fraternidade e a cooperação, o que pode torná-lo num dos meios mais eficazes para a comunidade humana”.

O principal dispositivo que regula o esporte na Constituição Federal é o Artigo 217, que diz: “é dever do Estado fomentar práticas desportivas formais e não formais, como direito de cada um, observados:

I -  a autonomia das entidades desportivas dirigentes e associações, quanto a sua organização e funcionamento;

           II -  a destinação de recursos públicos para a promoção prioritária do desporto educacional e, em casos específicos, para a do desporto de alto rendimento;

           III -  o tratamento diferenciado para o desporto profissional e o não profissional;

           IV -  a proteção e o incentivo às manifestações desportivas de criação nacional.

    § 1º O Poder Judiciário só admitirá ações relativas à disciplina e às competições desportivas após esgotarem-se as instâncias da justiça desportiva, regulada em lei.

    § 2º A justiça desportiva terá o prazo máximo de sessenta dias, contados da instauração do processo, para proferir decisão final.

    § 3º O poder público incentivará o lazer, como forma de promoção social.

Os Tipos de esporte

É diferenciado de acordo com a forma, desenvolvimento e o objetivo de cada esporte. Cada esporte possui um conjunto de regras e pode ser disputada individualmente ou coletivamente.

Os tipos de esportes podem ser classificados como:

Esporte de invasão – tem como objetivo atacar o campo adversário. Esta é a meta principal, a outra é defender sua área.

Essa meta, em geral, deve ser alcançada por uma bola ou objeto semelhante. O ponto é marcado quando se atinge o gol, a cesta, o touchdown. Ex.: Basquete, Futebol Americano, futebol, handebol.

Esporte de marca - são aqueles em que os competidores disputam através da comparação entre suas marcas ou índices. Que pode ser mensurado através de metragem, tempo ou quilos. Nas corridas, por exemplo, vence quem realizar o percurso no menor tempo possível. Ex.: Natação, Atletismo, Triatlo, Canoagem.

Esporte de precisão – tem como objetivo atingir com um objeto algum tipo de alvo estático ou em movimento. O objeto que deve acertar o alvo pode ser projetado de diferentes maneiras dependendo da modalidade. A pontaria é a capacidade mais importante nesses esportes. ex.: Tiro, Tiro com arco, Boliche, golfe.

Esportes de rede dividida ou parede de rebote – no esporte de rede o objetivo geral jogar a bola por cima de uma rede para o campo adversário, de modo a dificultar a sua devolução.

Alguns esportes de rede permitem que a bola dê um quique no campo, como o tênis e o padel. Em outras modalidades, se a bola ou o objeto da disputa tocar o campo de jogo, configura um ponto, como no caso do vôlei.

Já os esportes de parede são aqueles em que os competidores alternam-se atacando a bola e rebatendo-a contra uma parede de rebote, como no caso do squash. O ponto ocorre quando um dos jogadores não consegue responder aos ataques adversários.

Esportes de combate – são as lutas e as artes marciais. O objetivo é marcar o ponto golpeando, mobilizando ou levando ao nocaute. E.: Karate, Judô, MMA, Esgrima, Jiujitsu, Taekwondo, Kendo, boxe.

Esportes de campo e taco – tem o objetivo de proteger sua base e rebater a bola de forma que a equipe adversária demore a assumir o seu controle. Ex.: Softbol, Beisebol.

Esportes técnicos-combinatórios - são aqueles em que atletas cumprem uma rotina de movimentos e são avaliados por uma banca de juízes que julgam o grau de dificuldade da execução e a precisão dos movimentos. Ex.: surf, skate, nado sincronizado, saltos ornamentais, patinação artística, ginástica artística e rítmica.

As Manifestações Esportivas

De acordo com Tubino (1999), as manifestações esportivas são classificadas como: Esporte-educação – tem um caráter formativo e “deve ser desenvolvido na infância e na adolescência, na escola e fora dela, com a participação de todos, evitando a seletividade e a competição acirrada.” Esta manifestação baseia-se em princípios educacionais, como participação, cooperação, integração e responsabilidade.

Esporte-participação – tem caráter lúdico, no lazer e na utilização construtiva do tempo livre. Esta manifestação não tem compromisso com regras institucionais ou de qualquer tipo e ainda propicia uma pratica democrática, permitindo acesso a todos, além de ser o que mais se aproxima do jogo, pois pode ser praticado por jovens, adultos, indivíduos da terceira idade, portadores de necessidades especiais, homens, mulheres, em espaços públicos como forma de lazer, a exemplo de um jogo de futebol no bairro ou pratica de ginástica ou caminhada feita em grupo ou individualmente.

Esporte-performance ou de rendimento – foi a partir do esporte de rendimento que surgiram o esporte olímpico e o esporte como instrumento político-ideológico. Esta manifestação esportiva obedece uma rígida regra e código existente para cada modalidade. É um tipo de esporte institucional que fazem parte ligas, federações e confederações nacional e internacional.

As modalidades esportivas

Segundo Tubino (1999) a velocidade dos acontecimentos no mundo tem possibilitado o aparecimento de novas modalidades esportivas e todas essas modalidades trouxe transformações sócio-culturais e um novo contexto e dinâmica ao mundo esportivo. “O esporte tem sua evolução, valores e conquistas atrelados à sociedade em que se insere.” (MARTINS, 2016)

As modalidades esportivas podem ser praticadas como esporte-educação, esporte-participação ou esporte-performance. Uma modalidade esportiva por conta de suas características pode pertencer a mais de uma corrente, como exemplo, temos a maratona que pertence à corrente olímpica e do esporte de desafio. Para classificar essas modalidades foram identificadas 08 correntes do movimento esportivo, segundo Tubino. São eles: esportes olímpicos, são os esportes que compõe a programação olímpica há muitos anos, por exemplo, basquete, atletismo, vôlei. Os esportes de tradição não-olímpica, são aqueles que não têm nas olimpíadas as suas maiores disputas, a exemplo do futebol, do tênis e do beisebol que desperta mais interesse fora dos jogos Olímpico do que dentro. As artes marciais, atualmente existem mais atletas nas artes marciais do que nos esportes de tradição olímpica. E como a maioria dos praticantes não tem ambições competitivas, faz com que caracterize-se como esporte de participação. Os esportes de aventura ou de desafio tem como objetivo a busca por superação, com isso, a cada dia surge novas provas ou desafios com maior dificuldade e consequentemente a criação de novas modalidades esportivas, a exemplo da maratona surgindo depois o triatlo. Os esportes de relação com a natureza são modalidades como surf, windsurfe, escalada, esqui, montanhismo. Os esportes intelectivos só adquiriram um alcance social após a Carta Internacional de Educação Física e Desportos de 1979, quando a pratica tornou-se direito de todos. Com isso, esporte como xadrez passou a ser entendido como esporte. Os esportes de identidade cultural têm origem na própria cultura nacional e regional a exemplo do sumô esporte do Japão e futevôlei esporte do Brasil. E por fim, os esportes de expressão corporal têm como base a música e os movimentos ritmados, com exemplo temos, os campeonatos de aeróbica e os campeonatos de dança.

Fontes: 

MARTINS, Pollyanna. Sociologia do Esporte. 1ª ed: Sobral, 2016

https://www.todamateria.com.br/tipos-de-esporte/

TUBINO, Manoel. O que é esporte. Ed. Brasiliense: 1999

JusBrasil

Comentários