Retrospectiva 2022 – Boxe

 


O ano do boxe baiano começou em fevereiro, no 66th Bocksai Istvan Memorial International Boxing Tournament, realizado na Hungria, onde os atletas baianos trouxeram para casa 05 medalhas de ouro e 01 de prata. Os campeões deste torneio foram: Barbara dos Santos, Isaias Filho, Keno Marley e Beatriz Ferreira que conquistaram o ouro e Kaian Reis ficou com 2º lugar. Beatriz Ferreira foi eleita a melhor atleta do torneio.

No mês de março aconteceu o Campeonato Continental das Américas de Boxe e os atletas Keno Marley, Barbara dos Santos e Beatriz Ferreira ficaram em 1º lugar em suas categorias e Isaias Filho ficou com a prata. Todos lutaram com muita garra.

Em abril, aconteceu o 52th Grand Prix Ústi Nad Labem, que foi realizado na República Tcheca. E o atleta Keno Marley venceu seu adversário e trouxe mais um ouro para casa.

No mês de maio, Beatriz Ferreira teve uma luta difícil contra a estadunidense Rashida Ellis pelo título Mundial Feminino de Boxe. Infelizmente não deu para Beatriz que ficou com a prata.

Nos Jogos Mundiais Escolares - Gymnasiade 2022, Samara Couto conquistou o ouro.

Em junho, o Centro de Treinamento da Equipe Olímpica Permanente do Boxe do Brasil, recebeu o único atleta Campeão Mundial masculino da história do Boxe Olímpico Brasileiro Everton dos Santos Lopes, uma das principais pessoas responsáveis pela mudança do boxe brasileiro. O baiano Everton compartilhou a sua experiência dos anos em que esteve presente na seleção olímpica.

Beatriz Ferreira foi homenageada na Câmara Municipal de Salvador com a Comenda Maria Quitéria. A honraria reconhece o trabalho de mulheres que se destacam em atividades em benefício da Bahia.

No mês de julho, a equipe baiana feminina ficou em 1º lugar no 20º Campeonato Brasileiro Feminino Elite. A equipe masculina também ficou em 1º lugar no 77º Campeonato Brasileiro Elite. No feminino, Beatriz Ferreira, Barbara dos Santos, Tatiana Chagas foram ouro, Stefani Santos ficou com a prata. No masculino, Isaias Filho, Joel Silva e Kaian Reis foram prata, Keno Machado foi ouro. Beatriz Ferreira e Keno Marley foram considerados os melhores atletas da competição. Logo após o Brasileiro, aconteceu o 1º International Boxing Tournament “Grand-Prix Brasil”, realizado no Rio de Janeiro, e os atletas baianos que participaram desta competição foram: Tatiana Chagas, Beatriz Ferreira, Keno Marley e Barbara dos Santos que ficaram com o ouro. E para fechar o mês, Beatriz Ferreira, assinou com uma das maiores promotoras de Boxe Profissional do Mundo, a MatchRoom Boxing. Com isso, Beatriz não precisou abandonar o sonho de se tornar campeã olímpica em Paris 2024. Ela continuou fazendo suas lutas profissionais sem precisar sair da Seleção Brasileira.

Em outubro, nos Jogos Sul-americanos de Boxe em Assunção, Bárbara dos Santos e Tatiana Chagas conquistaram o ouro em suas categorias. E a 100ª medalha de Ouro brasileira nos Jogos Sul-Americanos veio dos punhos de Tatiana Chagas. No masculino Keno Marley ficou com a prata em sua categoria. O Brasil foi campeão por equipes neste evento.

No mês de novembro, Beatriz “The Beast” Ferreira estreou no boxe profissional e entrou para a história do Boxe do Brasil ao vencer no Boxe Profissional sem deixar de ser uma atleta olímpica. No 42ª edição do “Tammer Tournament”, os atletas baianos venceram suas disputas e trouxeram mais algumas medalhas para a casa. Foram eles: Keno Marley que ficou em 1º lugar e Tatiana Chagas que foi bronze. O Brasil foi campeão do Torneio.

E fechamos o ano do boxe, com a segunda vitória de Beatriz Ferreira no boxe profissional. O evento aconteceu no Desert Diamond Arena, em Phoenix, nos Estados Unidos. Beatriz venceu a luta por nocaute técnico no segundo round (TKO).

No ranking final, Ronaldo da Silva (51kg) ficou em 2º lugar, Kaian Reis (63,5kg) ficou em 1º lugar, Edson de Jesus (71kg) ficou em 1º lugar, Isaias Filho (80kg) ficou em 2º lugar e Joel da Silva (+92kg) ficou em 1º lugar. No feminino, Stefani dos Santos (50kg) ficou em 2º lugar, Tatiana Chagas (54kg) ficou em 1º lugar, Barbara dos Santos (66kg) ficou em 1º lugar. Beatriz Ferreira terminou o ano em 4º lugar e Keno Marley em 6º lugar.

Não podemos esquecer da estreia de Herbert Conceição no boxe profissional. Herbert estreou no mês de agosto, vencendo por nocaute e fechou o ano também por nocaute e invicto com 4 vitórias. Já Robson Conceição (33 anos) perdeu o título de campeão mundial para o estadunidense Shakur Stevenson (25 anos) no mês de setembro.

Para você, quem foi o destaque do ano no boxe?


Venha fazer parte do nosso time Todo Esporte Baiano no Telegram.

Comentários