Retrospectiva 2022 – Judô


O ano do judô no cenário nacional começou com a entrada da atleta baiana Beatriz Santos para Seleção Brasileira de Base. Em abril Beatriz foi convocada para o Treinamento da Seleção Brasileira de Base. A baiana que iniciou no judô aos oito anos ficou na 5ª colocação na Seletiva de Base, 2ª colocação no Meeting e no Campeonato Brasileiro Regional – Região III, realizado no início do mês de abril em Minas Gerais, onde a Bahia terminou em 3º lugar no geral, com oito medalhas de ouro, dez de prata, 32 de bronze.

No mês de maio a FEBAJU realizou o Campeonato Pan-Americano de Judô e o Campeonato Sul-Americano de Veteranos. Em junho, o atleta Diego Santos conquistou mais um título no Campeonato Brasileiro Sênior, chegando a sua oitava medalha de ouro em Campeonato Brasileiro.

Em julho, aconteceu o lançamento do livro biográfico intitulado “Mestre Ciro – Um expoente do Judô”. Que conta a história do professor Francisco de Magalhães Pinto (87 anos), fundador do Clube Itapagipano de Judô.

No mês de setembro, o atleta José Maurício de Andrade ficou em 3º lugar no Mundial de Veteranos, na cidade de Cracóvia – Polônia. Nos Jogos da Juventude realizado em Aracaju-SE, os atletas Vitor Farias e Luiz Santos ficaram em 2º lugar em suas categorias, Peterson Araújo, Beatriz Anjos, Cauã Schramm e Rebeca Dantas em 3º lugar em suas categorias. Peterson Araújo também conquistou o 3º lugar no Campeonato Brasileiro de Judô sub-21, realizado no Rio de Janeiro – RJ.

Em outubro, os atletas Diego dos Santos e Fabricio Lima, foram classificados para a 2º Etapa da Seletiva Olímpica. No Campeonato Brasileiro Sub-15 realizado no Ginásio Tarumã, em Curitiba, os atletas Gabriel da Cruz (-40kg) e Maria Clara Oliveira (-57kg) conquistaram o 3º lugar na competição. Neste mesmo evento, para a categoria Sub-13, os atletas João Conrado Mendes (-42kg) e Rhavi Santiago (-52kg) conquistaram o 3º lugar.

No início de novembro, aconteceram os Jogos Escolares Brasileiro (JEB’s), e Gabriel Cruz foi campeão no peso super ligeiro – série ouro e Ysi Mirela ficou em 3º lugar no peso super ligeiro – série prata.

Quem você acha que foi o destaque do Judô baiano em 2022?

Venha fazer parte do nosso time Todo Esporte Baiano no Telegram

Comentários